: transliteration

Friday 10 February 2023

ASSERET HADIVROT - Peracha Yitro

 SEGREDOS DOS 10 MANDAMENTOS (ASERET HADIVROT) (Peracha Yitro)

Pelo Kabalista Rabino e Dayan David Amar - Rio de Janeiro - Jerusalém - Paris . 

Bet Midrachi Peer Yosef  Jerusalém 

Bet Midrachi Peer Yosef  Rio de Janeiro

 
  Quando Mocheh subiu ao céu para receber a Torah, os anjos (Malajei HaSharet) perguntaram a HaEL qual era a razão pela qual Mocheh estava naquele lugar, se o céu não é um lugar para os homens.  ELE respondeu que tinha um 'Tesouro' muito grande, que havia escrito 2.000 anos antes da criação do mundo e que Mocheh estava lá porque veio recebê-lo.

  Os anjos disseram a ele que este 'Dom' correspondia a eles como anjos.

  HaEL disse a Mocheh para respondê-los.  Mocheh diz que está com medo, porque eles são fogo.  O Eterno lhe diz para não temer, para tocar em Seu 'Kisé HaKavod' (Trono da Glória), com o qual estará protegido.

  Mocheh diz aos anjos que a Torah afirma que HaEL é D-us e tirou Seu povo da escravidão no Egito, e pergunta a eles, vocês estavam naquele lugar como escravos?  Eles responderam que não.  A segunda mitsvá (mandamento) diz: que se deve lembrar do Chabbat.  Você trabalha e descansa no sétimo dia?  Eles responderam que não.  O terceiro preceito ordena honrar os pais.  Você tem pais?  Eles responderam que não.

  Eles admitiram que Mocheh estava certo, que este grande presente era para a terra.

  Quando HaEL deu a Torá, muitos milagres aconteceram.  Houve um grande barulho.  Os não judeus ficaram com medo e perguntaram a Bilam (profeta dos goyim) sobre o que estava acontecendo e se HaEL enviaria o Mabul (dilúvio) novamente.  Bilam respondeu que não, HaEL havia prometido não destruir o mundo novamente por meio de um dilúvio.

  Eles viram muito fogo no céu.  Eles foram testemunhas do que estava acontecendo ali e afirmaram que talvez HaEL destruísse o mundo por meio do fogo.  Bilam respondeu que HaEL deixaria o mundo viver por 6.000 anos.  Eles perguntaram o que acontece então?

  HaEL entregará a Torá ao povo de Israel.  Não vai destruir ninguém.

  "E Deus falou todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti escultura ou alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra Não te encurvarás a eles nem os servirás, porque eu sou o Senhor teu Deus, um zeloso Deus., que revisa a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."  Chemot (Êxodo) 20:1-5

  HaEL entregou os 10 preceitos, mas mencionou apenas os dois primeiros, porque o Povo estava com medo, porque todos morreram, pois a energia de Sua voz era muito forte.  Porém, o Eterno enviou orvalho do céu e com o qual, ocorreu a ressurreição dos que haviam morrido.

  O Povo disse a Mocheh para falar com o Eterno, porque eles estavam com medo de morrer, portanto, Mocheh comunicou a eles os 8 preceitos restantes.

  1. 'Eu sou seu D-us que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão, da casa da servidão.'  Eles não serão mais escravos de Faraó, agora serão de HaEL.


  2. 'Não terás outros deuses diante de mim.'  Eu sou o único D-us.  Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem do que há em baixo na terra, nem do que há debaixo da terra... Não praticarás idolatria, não farás imagens, nem te curvarás diante deles, porque é uma transgressão tanto para judeus como para gentios.  Eu sou seu D-us e sou muito zeloso com a idolatria.  Sozinho, você servirá a HaShem, respeitando as 613 Mitzvot para os judeus e as 7 leis de Noa´h (Noé) para aqueles que não pertencem ao povo hebreu.  A punição para os que praticam a idolatria serão desastres naturais como terremotos, doenças, etc.  Havia muita idolatria naquela época, liderada por feiticeiros e adivinhos que não tinham medo de D-us.

  "Não pronunciarás o nome do Eterno, teu D-us, em vão, porque o Eterno não terá por inocente aquele que pronunciar o seu nome em vão."  Chemot 20:7

 É proibido pronunciar o Nome de D-us em vão.  Pode ser pronunciado apenas no caso de o referido Nome ser encontrado dentro de uma frase, ou quando a Torá estiver sendo lida,  ou instrução de estudo de Torah caso contrário, deve ser pronunciado variando uma letra.

 Também é proibido jurar pelo Nome de D-us, mesmo que seja verdade.  Haverá punição para quem o fizer.  As 18 bênçãos encontradas na Amidah (oração em pé) devem ser recitadas na íntegra.  Não será possível ler uma parte e depois outra, pois é considerada uma transgressão, com a qual se fará em vão.  O mesmo se aplica à recitação de 'Birkat HaMazon' (oração para depois de comer, especialmente Pittah ou Hallah).  Esta oração é composta por 4 bênçãos, que não podem ser ditas de forma incompleta, pois também será em vão, sendo considerada uma transgressão.

 "Lembra-te do dia de Chabbat para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é um Chabbat(Kodechi) ao Senhor teu D-us; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu prosélito que habita dentro das tuas portas (cidades); porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia, portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”.  Chemot 8:11

 Esses versos falam de 'Lembrar' o Chabbat, que contém grande santidade.  Na perachá 'Vaethanan', os 10 Mandamentos também são mencionados, mas nesta parte fala-se de 'Guardar' o Chabbat.  Os ´hahamin (Sábios) explicam que essas duas palavras, Lembre-se e Guarde, foram ditas simultaneamente por HaEL.  E eles nos dizem que há uma diferença entre as duas palavras.  Lembre-se, está relacionado ao Kidduchi (Santificação) que ocorre na sexta-feira com vinho no início do Chabbat.  Na falta de vinho, pode-se fazer com pão.  Por outro lado, a palavra Save, refere-se a todos os preceitos que devemos ter em conta nesse dia, evitando transgredir esse horário especial.

 A Torá diz que há 6 dias para trabalhar, mas o sétimo dia será para HaEL, e você não trabalha nele.  É o dia em que é lembrada a criação que ELE realizou em seis dias, após a qual 'descansou'.  O Chabbat é o melhor dia da semana e quando é vivido adequadamente, observando todas as leis pertinentes (´halakhot), haverá bênção para o resto da semana.

 Há muitas Halakhot no Chabbat, que devem ser observadas integralmente.  Nesse dia há uma alma dupla.  Quando a mulher acende as velas, ela sente que uma alma adicional entra em seu corpo com grande santidade.  Duas velas são acesas e dois pedaços de pão (´hallah) são colocados, para recitar 'Hamotsí' (bênção do pão).  É o dia em que se estuda maior parte da Torá e se lêem os Salmos (Tehilim).  Com tudo isso, HaEL abençoará a semana que se inicia.

 "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu D-us te dá. Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não levantarás falso testemunho contra teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Chemot 12:-14

 É um preceito honrar os pais.  Eles trabalharam para seus filhos.  Com este preceito, haverá vida longa.

 Os ´hakhamin explicam que tanto os pais biológicos quanto o Pai Celestial devem ser honrados para que se tenha uma vida longa.

 Outra das mitsvot é a proibição do assassinato, o aborto também está incluído aqui.  Lembremos que quando houver um aborto, a alma daquele bebê irá para o céu e dirá a HaEL para amaldiçoar aquela mulher, o médico que participou e todos os que foram cúmplices daquele procedimento.

 'Não cometerás adultério' (Lo tinaf).  É proibido a um homem ter uma relação íntima (sexual) com uma mulher casada.  Quando houver gravidez de mulher casada com homem que não seja seu marido, o bebê será considerado 'manzer' (bastardo).
 

Não roubar'.  Aqui está incluído o sequestro, ou rapto.  

Não é permitido roubar nada, por menor que seja.

 'Não darás falso testemunho'.

 'Não cobice nada que pertença ao seu semelhante.'  Cair nessa transgressão é como roubar com a mente.  Os ´hakhamin explicam que é um preceito difícil de cumprir e dizem que quando você 'inveja' o que os outros têm, você nunca o alcançará.  Pensar nisso pode desencorajar esse desejo pelo que lhe é estranho.  A inveja é muito comum nessa geração, por isso existe muito 'mau-olhado'.  É uma mitsvá de coração e mente.

 O Zohar (Livro do Esplendor. Texto principal da Cabalá) explica que os 10 Mandamentos têm uma correlação com as 10 Sefirot (Emanações).  Existem 613 letras nos 10 mandamentos e existem 7 leis ditadas pelos rabinos, por exemplo, lavar as mãos, ler a Meguilá de Ester durante Purim, acender velas de Shabat e velas de Hanucá, etc.

 Esses preceitos rabínicos dão um total de 620 Mitzvot, cujo valor numérico é o mesmo 620 da palavra 'Keter' (coroa).

 O Zohar nos explica que o primeiro mandamento tem a ver com Keter.  O segundo com Chochmah (sabedoria).  A terceira, com a sefira de Tiferet.  A quarta, com a lembrança do Shabat, como faz o povo de Israel.  A quinta, honrar os pais, tem a ver com chesed (bondade).  A sexta, não assasinar, tem a ver com a sefirá do medo.  O sétimo, não cometer adultério, tem a ver com Yesod (Yosef HaTzadik).  O oitavo, não roube, com a sefirá de Netzaj.  A nona, não dê falso testemunho, tem a ver com a sefirá de teshuvá (retorno).  O décimo, não cobiçar, com a sefirá Hod.

 Através dos méritos dos 10 mandamentos, HaEL nos dá mais de Seu tesouro no Monte Sinai.  Que ele envie logo Machia´h Ben David e que o terceiro Templo de Yeruchalayim seja construído para ensinar mais Torá e mais segredos.



 Amém Ken Yehi Ratson.





No comments:

Post a Comment

Donation / Donation / Sedaka / צדקה