: transliteration

Friday 10 March 2023

PERACHÁ KI-TISSAH E CHABBAT PARÁ

 

PERACHÁ KI-TISAH E CHABAT PARÁ
Chemot (Êxodo) 30:11-34:35
Aftarah 1 Melakhim (Reis) 18:1-39

Pelo Kabalista Rabino Dayan David Amar
Bet Midrachi Peer Yosef 
Jerusalem - Rio de Janeiro
 
 "E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Quando você fizer o censo dos filhos de Israel, daqueles que devem ser registrados, e cada um pagará o resgate de sua vida ao Senhor quando eles forem registrados, para que haja não há mortalidade neles Isto é o que todo aquele que está incluído entre os registrados deve dar: meio siclo, de acordo com o siclo da santidade -vinte guerá (moedas) são um siclo-; meio siclo por oferta separada para o Eterno. Todo aquele que estiver incluído entre os inscritos, a partir da idade de vinte anos ou mais, dará a oferta separada para o Eterno. O rico não aumentará nem o pobre não diminuirá meio siclo, para dar a oferta separada para o Eterno, para fazer expiação por vossas almas; e tomareis o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o usareis no serviço da tenda da partilha; e servirá de memorial aos filhos de Israel perante o SENHOR, para fazer expiação por vossas almas".

 Esta perachah fala de 'Makhasit HaChekel' (Meio Shekel), como um resgate pela vida de cada Benei (filho) de Israel perante o Eterno, para eliminar o pecado que foi cometido com o bezerro de ouro.

 Lembremos que HaEL queria eliminá-los, mas Mocheh Rabenu intercedeu para obter Seu perdão.  O Eterno respondeu que o faria doando meio siclo.

 Em Michlei (Provérbios) 14, fala sobre sedaka ou tsedacá (justiça social) aproximando os B´nei Yisrael de D-us.  O meio siclo era usado para os sacrifícios que eram feitos no Templo de Yeruchalayim.  
Hoje não há Templo, com o qual, seu destino será a sinagoga, a yechiva (centro de estudos da Torá) e os pobres.

 Mocheh quer saber quantas pessoas compõem o povo de Israel, mas não é permitido contá-las, porque isso pode causar mau-olhado.  
Por exemplo, quando for necessário saber se há um minyan (reunião de 10 homens) em uma sinagoga, será calculado olhando o número de pessoas, caso contrário será 'contado' por meio de letras hebraicas, não números.

 É permitido contar dinheiro.  Contar usando meio siclo não gerará mau-olhado ou doença.

 Não pode ser contado diretamente em nenhum caso.  Se não for possível parar de fazer, será feito e ao final será pronunciado 'Beli Ayin Hará' ('Sem mau-olhado').  Por exemplo, ao contar o número de pessoas em um local, essa frase será dita, para não trazer mau-olhado.

 "E o Eterno falou a Moisés, dizendo: E falarás aos filhos de Israel dizendo: Certamente guardareis os meus sábados, porque isto é um sinal entre Mim e vós em todas as vossas gerações, para que saibais que eu sou o Eterno que vos santifica "E guardareis o sábado, porque é santo para vós; quem o profanar certamente será morto, porque qualquer que nele fizer alguma obra, essa alma será separada do seu povo. Seis dias trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santificado ao Senhor; todo aquele que fizer qualquer trabalho no sábado certamente morrerá. E os filhos de Israel guardarão o sábado, guardando-o em todas as suas gerações , por uma aliança eterna. Entre Mim e os filhos de Israel Este é um sinal perpétuo; porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, mas no sétimo dia descansou e descansou."  31:12-17

 HaEL mostra o Michkan (Tenda do Encontro) a Mocheh e diz a ele para trabalhar nele, mas não fazê-lo de forma alguma no Chabbat.  Guardar o Chabbat é mais importante do que construir o Michkan.  No Templo de Yeruchalayim, na eretz (terra) de Israel, também não era permitido fazer nenhum trabalho.

 Lembremos que o Chabbat existe antes da entrega da Torá.  Quando os B´nei Yisrael estavam em Marah, eles aprenderam a importância de guardar o Chabbat.  É a mitsvá (preceito) por excelência no povo judeu.

 Os hajamin (sábios) explicam no Talmud (Torá Oral), que se uma pessoa cometeu um ato de idolatria, como na geração de Enochi (Enoch), HaEL eliminará essa transgressão cumprindo o Chabbat.

 Vamos lembrar que HaEL criou o mundo em 6 dias e descansou no sétimo.

 O Eterno destruiu Yeruchalayim e seu Templo, porque eles não guardaram o Chabbat, como diz o profeta Ezequiel (Yechezkel) 22:8

 "Você trata minhas coisas Kadochim com desprezo, você profana meu Chabbatot."

 HaEL fica descontente quando os B-nei Yisrael não guardam o Chabbat e não permitem nem mesmo que o Templo permaneça.  ELE enviou Seu profeta Jeremias para lembrá-los da importância de guardar o Chabbat, com o qual ELE estaria próximo e eles teriam sucesso em todos os seus empreendimentos.

 O Povo havia acendido uma fogueira no Chabbat.  Lembremos que é proibido acender ou mesmo apagar fogo nesse dia.  Portanto, HaEL enviou inimigos que destruíram a cidade e o Templo, através deste elemento.

 Se todo o povo de Israel guardasse dois Chabbatot (plural de Chabat) corretamente, HaEL enviaria Seu Machia´h muito em breve.  Diante disso, a Torá ordena 'Guardar e Lembrar' o sétimo dia.  A Torá é um 'sinal' para o povo de Israel.  Quando devidamente guardado, HaELcomanda a santidade, porque no Chabbat tudo é duplo.  Duas velas são acesas, há uma alma dupla, dois 'Halot' (pães), etc.

 Se o Chabbat não for guardado, haverá morte.  Vemos que muitas pessoas, que não o guardam, não morreram.  A resposta é que HaEL é muito paciente, e espera que Seus filhos façam 'TECHUVÁ' (Retorno ao Eterno).

 Na oração do Kidduch (santificação) na noite de sexta-feira, quando começa o Chabbat, é dito: 'Yom HaChiChí (sexto dia)...' Referindo-se a dois aspectos:

 * Em 6 de Sivan, que foi o dia em que a Torá foi dada
 * No final da tarde de sexta-feira à noite, começa o Chabbat

 O mundo inteiro vive por essas duas coisas muito importantes, a Torá e o Chabbat.  Se não fosse por essas duas coisas, HaEL já teria destruído a humanidade.

 No Chabbat há uma alma dupla, uma vem do céu e a outra é da terra.  A primeira representa o Noivo que é o Povo de Israel e a segunda é a Noiva, que é representada pelo Chabbat.

 Quando Mocheh quebrou as 'Lukhot' (tábuas), que representavam a Torá, a mitsvá de 'lembrar' o Chabbat permaneceu.  A única mitsvá que não foi 'apagada' das tabelas foi a referente ao Chabbat.

 "E o povo viu que Moisés demorava a descer do monte, e o povo se reuniu em torno de Arão, e disse-lhe: Levanta-te e faze-nos deuses que vão adiante de nós, porque este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele.” E Aarão lhes disse: “Tirem os brincos que estão nas orelhas de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas, e tragam-nos para mim." E todo o povo tirou seus brincos e os trouxeram a Arão, e ele os tomou de suas mãos, e os lançou em um molde, e fez um bezerro de fundição, e eles disseram: Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito! E quando Arão viu isso, ele construiu um altar diante dele (bezerro), e fez Aarão proclamar, dizendo: "Amanhã haverá uma festa para o Senhor!" levantaram-se cedo no dia seguinte e ofereceram holocaustos e sacrifícios pacíficos. E o povo sentou-se para comer e beber, e depois se levantou para jogar (livrar-se  à orgia).  E o Eterno falou a Moisés: Vai, desce, porque o teu povo se corrompeu, aquele que tiraste da terra do Egito!  Eles se desviaram rapidamente do caminho que lhes havia prescrito;  eles fizeram para eles um bezerro de fundição e se prostraram diante dele e ofereceram sacrifícios a ele, e disseram: "Estes são os seus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito!"  E o Eterno disse a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é um povo de dura cerviz.  E agora me deixe, para que minha ira se acenda contra eles, e eu os consumirei;  e farei de ti uma grande nação." 32:1-10

 Após 40 dias de recebimento da Torá, onde a primeira mitsvá é: 'Eu sou Teu D-us, que te tirou do Egito...', referindo-se claramente à proibição da idolatria, visto que o Eterno é Ciumento, fizeram a Bezerro Dourado.  O satanás (adversário) causou confusão e escuridão, mostrando-lhes o corpo sem vida de Mocheh.  Todos acreditaram nisso, com o que o 'erev rav' ('multidão mista') que saiu do Egito com o povo de Israel fez o bezerro de ouro, por meio de bruxaria.

 Essa multidão mestiça procurou a ajuda de Aharon, irmão de Moshe, que não quis, mas teve medo, pois já haviam matado Hur, filho de sua irmã Miriam, a quem haviam pedido ajuda em primeira instância.  Ele queria dar a Mosheh tempo para descer da montanha e pedir-lhes o ouro de suas mulheres.

 Os ´hakhamin explicam que até hoje estão sendo pagas as consequências dessa grande transgressão.

 O bezerro de ouro é uma criação sem alma, mas o erev rav afirmou que o bezerro os ajudou.

 Mocheh estava naquele momento no céu com HaEl.  Somando as três oportunidades que teve de subir ao céu, pode-se afirmar que passou um total de 120 dias, naquele local, aprendendo a Torá Escrita, e a Oral, onde está incluída a Cabalá.

 O povo comemorou.  Ele dançou ao redor do ídolo.  Eles eram alegres.  HaEL ficou muito zangado e triste e disse a Mocheh que ele era o líder enquanto o povo tivesse uma conduta favorável, mas que naquele momento ele não era, porque não havia cumprido a ordem de HaEL de não deixar o Egito com o erev rav .  Disse-lhe que descesse à terra, porque o seu lugar não era o céu.

 Lembremos que a tribo de Levi e as mulheres não participaram da confecção do bezerro de ouro.

 Os hakhamin explicam que HaEL quer o primogênito no serviço do Templo, mas devido a sua falta neste assunto, ele os separou deste trabalho e deu aos Leviim (membros da tribo de Levi).

 Nem todos os aspirantes à conversão ao judaísmo são aceitos, pois pode haver infidelidade e veracidade neles quanto ao cumprimento das mitsvot prescritas pela Torá.

 O Bet Din (Tribunal) não aceita tais pessoas, pois sabe se estão comprometidas com o estudo e cumprimento da Torá Oral e Escrita, com suas halachot (leis).  Quando os convertidos não aceitam certas mitsvot, eles não estariam aptos a pertencer ao povo judeu.

 Após a fabricação e adoração do bezerro de ouro, HaShem deseja destruir os Benei Yisrael e fazer outro povo com Mosheh, mas ele não aceita.

 "E Moisés suplicou à face do Senhor seu Deus, e disse: Por que, ó Senhor, se acendeu a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com grande poder?"  32:11

 Mocheh fez muita tefillah (oração) a HaEL e foi um advogado do povo, pedindo misericórdia e reconhecendo sua falta.  Ele pediu-lhe que os perdoasse, porque os egípcios poderiam dizer que ele os tirou do Egito para matá-los no deserto.  Ele diz a ele para se lembrar dos patriarcas, a quem fez promessas.  Ya´akov (Jacó) é referido pelo nome de Israel.  Quando se trata de um assunto muito importante, ele faz assim.

 "E o Eterno se arrependeu do mal que havia dito que faria ao seu povo."  32:14

 HaEL teve misericórdia e aceitou o pedido de Mocheh.

 Os hakhamin explicam que quando ocorre uma situação de Guevurah ou Din (rigor) em determinado momento, é necessário falar com um tzadik (justo) ou com um cabalista, que tem poder perante HaEl para reverter a situação, anulando a punição .ou problema.  Neste caso, Mocheh falou positivamente ao que o Eterno respondeu favoravelmente, transformando o barulho em bondade.

 "E virou-se Moisés e desceu do monte, com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas em ambos os lados; de um lado e do outro lado estavam escritos. E as tábuas eram obra de Deus, e a escritura estava escrita. de Deus, gravada nas tábuas. E Josué (Yehochua) ouviu a voz do povo clamando, e disse a Moisés: "Há uma voz de guerra no acampamento!" Eu ouço uma voz de aflição E aconteceu que quando ele se aproximou do acampamento e viu o bezerro e a dança, a ira de Moisés se acendeu e ele jogou as tábuas de suas mãos e as quebrou ao pé da montanha. queimou-o no fogo e o reduziu a pó, que espalhou sobre a face das águas e deu-o a beber aos filhos de Israel”.  32:14-20

 Mocheh desceu com as tábuas.  Eles podem ser lidos tanto na frente quanto no verso.

 Yehochuah (Josué) ouviu a folia pelo bezerro de ouro, que teve em Pueblo.  Moche e ele ficaram zangados com isso, então ele quebrou as tábuas.

 Eles haviam cometido uma grande transgressão.  Eles não se envergonharam disso e não pediram perdão.  Eles dançaram e ficaram felizes com esse ídolo.

 Mocheh reconheceu que eles não precisavam da Torá, pois ela é dirigida àqueles que a respeitam.

 "E Aarão disse: Não se acenda a cólera de meu senhor; tu conheces este povo, e sabes que eles são propensos ao mal. E eles me disseram: "Faze-nos deuses que vão adiante de nós; que nos tiraram de terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.” 32:22,23

 Mocheh questionou seu irmão por ter participado dessa transgressão.  Ele disse a ela que estava com medo.  HaChem puniu Aaron através de dois de seus filhos que ele eliminou.  Ele teve 4 filhos, mas a intercessão de Mocheh evitou a morte de todos os 4.

 "E ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o D-us de Israel: "Cada um coloque sua espada em sua coxa e passe, e volte pelo acampamento de porta em porta e mate, mesmo que seja cada um seu irmão , e cada um ao seu companheiro, e cada um ao seu parente.  E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés;  e caíram da cidade naquele dia cerca de três mil homens." 32:27,28

 Mocheh diz que você tem que pagar algo para que a raiva de HaEL diminua.  Ele diz que aqueles que participaram deste evento terão que ser mortos.  3.000 pessoas morreram.

 "E o Senhor feriu o povo pelo que fizeram com o bezerro que Aarão fez."  32:35

 HaEL enviou uma praga para matar aqueles que estavam envolvidos.

 Quando há idolatria, o Eterno manda doenças, como o Coronavírus.  Idolatria ocorre em todos os lugares, lachon hará (linguagem imprópria, fofoca), ódio, etc.  HaEL é paciente e espera pela techuvá.

 HaEL espera techuvá, amor ao próximo através do cumprimento das 613 mitsvot do povo judeu e das 7 leis de Noah (Noé) para aqueles que não pertencem ao povo hebreu.

 Principalmente a observância do Chabbat é necessária, que segundo o que dizem os hakhamin, é como se a Torá completa estivesse sendo cumprida.

 Neste próximo Chabbat falaremos sobre a vaca vermelha (Pará Adumá), que se encontra na parachá Hukat.  É uma mitsvá da Torá, então será necessário ouvi-la na Esnoga.  Este Chabbat é chamado Pará.  É o último deste mês de Adar, onde esta porção é lida junto com a Aftarah de Yehezkel (Ezequiel) 36.

 A mitsvá da novilha vermelha não é atual neste momento.

 Esta perachá fala dos 13 Atributos de Misericórdia de HaEL (escrito coloquialmente):
(1) Tolerância;  
(2) Paciência com os outros;  
(3) Perdoe;  
(4) Busque o bem nos outros e para os outros;  
(5) Não guardar raiva;  
(6) Realizar atos de bondade;  
(7) Ame e busque o bem para alguém que o feriu e agora quer reparar esse dano (perdoar não é suficiente);  
(8) Lembre-se das boas ações dos outros e esqueça suas más ações;  
(9) Sinta compaixão pelos outros, mesmo por pessoas más;  
(10) Aja honestamente;  
(11) Agir com bondade e indulgência para com os outros (não insistir em aplicar "a letra da lei" aos outros);  
(12) Ajude os outros a se arrependerem e não guarde rancor contra eles; 
 (13) Encontre maneiras de mostrar misericórdia e compaixão pelos outros, mesmo que você não encontre nenhum fator atenuante neles.

Chabat Chalom para todos os amigos do Kabalista Rabino Dayan David Amar.
Jerusalém - Rio de Janeiro - Paris - Nova York - Mexico  




 

No comments:

Post a Comment

Donation / Donation / Sedaka / צדקה