: transliteration

Thursday 30 March 2023

PERACHA TSAV E CHABBAT HAGADOL

PERACHA TSAV E CHABBAT HAGADOL
Vayikra (Levítico) 6:1-8:36
Haftarah Irmeyah (Jeremias) 7:21-8:3;  9:22,23

Pelo Kabalista Rabino Dayan David Amar
Ajustes e revisão r´ Amram Duque 

 "E o Eterno falou a Moisés, dizendo: Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto (Olah) arderá sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar queime, continue queimando nele. E o sacerdote vestirá sua túnica de linho, e também calções de linho colocará sobre sua carne. E ele separará as cinzas às quais o holocausto que estava no altar foi reduzido pelo fogo, e porá junto ao altar E ele tirará as suas roupas e vestirá outras roupas, e levará as cinzas para fora do acampamento, para um lugar limpo”.

 Esta porção da Torá é a continuação da última parashá.  A palavra 'Tzav' significa 'ordem'.  HaShem diz a Mosheh para dizer a seu irmão Aaron e seus filhos para proceder rapidamente, com energia e alegria para fazer a oferta de 'Olah' (Ascensão).

 Esta oferenda em particular é totalmente para HaShem, não pode ser comida por ninguém, com o que poderia ser oferecida com alguma relutância, visto que não pode ser desfrutada pelos Cohanim.  No entanto, HaShem os exorta a prosseguir com este 'Korban' (sacrifício) com rapidez, diligência e serviço a Di-s.

 Essa oferenda requer muito tempo, pois necessita do preparo do fogo com a lenha e o Eterno procura que não haja preguiça ou lentidão em sua realização.  O animal deve ser levado ao fogo antes de escurecer, mas o fogo deve estar queimando a noite toda.  O resto do Korbanot (sacrifícios) será feito no dia.  Para a oferta Olá, será necessário que o Cohén Gadol use calças especiais, de forma a manter a santidade do seu trabalho.

 CHABBAT

 Nesta geração onde não há Templo de Yerushalayim, o símbolo deste Korban Olá é o tefilá (oração) de Shacharit (manhã) e o do pôr-do-sol (antes do anoitecer), com mincha (tarde).  Este último pode ser feito até 15 minutos antes do anoitecer.

 O Chabbat começa nos países tropicais aproximadamente às 18h.  Mas como o início não pode ser estabelecido exatamente, as velas são acesas com antecedência, o que é uma mitsvá (requisito), pois acender o fogo após o início do Chabbat é uma transgressão.  É costume acender as velas cerca de 10 ou 15 minutos antes desse horário, para não arriscar e infringir este preceito.

 "E os céus e a terra, e todos os seus exércitos, chegaram ao fim (de serem criados).
 Vayejulu hachamayim veha'árets vechol-tseva'am.
 E Deus acabou no sétimo dia a obra que tinha feito, e descansou no sétimo dia de toda a obra que tinha feito.
 Vayejal Elohim bayom hashvi'i melachtó acher asáh vayishbot bayom hashvi'í mikol-melachtó asher asáh.
 E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele se alegrou em toda a sua obra, que Deus criou para
 Vayevárech Elohim et-yom hachvi'í vayekádech otó ki vo shavat mikol-melakhtó acher-bará Elohim la'asot". Bereshit (Gênesis) 2:1-3

 Este parágrafo é conhecido como Kiddush (Santificação) do vinho e ocorre no início do Shabat, na noite de sexta-feira.  É mais importante do que aquele que é feito no sábado de manhã.  É da Torá.  Nele, fala de 'Zakhor' que significa 'lembrar' o Chabbat.

 Os hakhamin (sábios) explicam que é lembrado pela boca com a recitação do Kidduchi, conforme mencionado na perachá Yitro (Jetro).

 Na perachá Vaetkhanan, ao falar sobre o 'Aseret HaDivrot' (10 mandamentos), é mencionada a palavra 'Shamor', que significa 'guardar' o sétimo dia.

 Ambas as palavras 'Zakhor' e 'Chamor' foram pronunciadas por HaEL ao mesmo tempo, a fim de nos ensinar que lembrar e guardar o Chabbat são extremamente importantes.

 'Vayejulu...' 'E eles foram completados...' HaEL sabe o momento exato em que o Chabbat começa.

 Por que ele nos deu a mitsvá do Chabbat?  Para lembrar que em 6 dias ele fez toda a criação, e no sétimo dia descansou.  O Eterno continua criando a cada momento e guardando Sua criação para que não caia.

 Antes da palavra 'Vayejulu', diz 'Yom Hachichí', com a letra ה que neste caso é o artigo 'el'.  Ele não fala simplesmente de Chichi (seis), mas de 'os seis'.  Os hakhamin explicam que escrito desta forma, refere-se ao fato de que no dia 6 do mês de Sivan, a Torá foi entregue, para que o mundo pudesse existir.  Se o povo judeu não tivesse aceitado, o mundo teria sido destruído, não teria razão de existir.

 O vinho com o qual o kidduchi é feito deve ser kocher (próprio para consumo), e a Santificação é feita recitando a seguinte berakha (bênção):

 "Baruj ata A-do-nai, Elo-hei-nu Melej HaOlam bore pri hagefen".
 "Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D'us, Rei do universo, Que criou o fruto da videira."

 Em muitos lugares não é fácil obter vinho kosher, por isso pode ser feito com 'challah' (pão), realizando previamente 'netilat yadaim' (lavar as mãos):

 "Barukh ata Ado-nay Elo-henu melekh haolam, acher kidechanu bemitzvotav vetsivanu al netilat yadaim".  "Bendito és tu, eterno Deus, Rei do mundo, que nos santificaste com os teus mandamentos e nos mandaste lavar as mãos."

 Na falta de vinho, a bênção não será dita por ele.  Se não houver vinho ou pão, o kidush pode ser feito com uma cerveja ou algum licor.  (Lembre-se que a cerveja não pode ser consumida em casa no Pesaj, pois contém fermento).

 "Seis dias serão trabalhados, mas o sétimo dia será um sábado de descanso, santidade para o Eterno; todo aquele que fizer algum trabalho no sábado certamente será morto.
 Chechet yamim ye'aseh melakhah uvayom hashvi'i Chabbat Chabbaton kodechi l'Adonay kol-ha'oseh melakhah beyom haChabbat mot yumat.
 E os filhos de Israel guardarão o sábado, guardando-o em todas as suas gerações, por aliança perpétua.
 Veshameru beney-Yisra'el et-haChabbat la'asot et-haChabbat ledorotam berit olam.
 Entre Mim e os filhos de Israel este é um sinal perpétuo;  pois em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, mas no sétimo dia descansou e descansou.
 Beyni uveyn beney Yisra'el ot hi le'olam ki chechet yamim asah Adonay et-hachamayim ve'et-ha'arets uvayom hachvi'i chavat vayinafash". Shemot (Êxodo) 31:15-17

 Esta porção é o kiduchi que é recitado no Chabbat (sábado) de manhã e é conhecido como 'Veshameru'.  No entanto, o mais importante é a noite de sexta-feira.

 É necessário que um ou dois dias antes do Chabbat, a comida que vai ser consumida naquele dia seja comprada.  É costume comer alimentos que não são consumidos durante a semana e que ficam ao gosto de quem os vai degustar.  Esse grande dia deve ser levado em consideração, na hora de escolher os alimentos, a fim de fornecer mais energia a esse alimento.

 As mulheres costumam fazer o pão (halá) para o Chabbat e é importante que saibam que é especial para esse dia.

 Não há obrigação de comer este ou aquele alimento.  
O importante é que seja do gosto de quem come, porque esse dia se chama 'prazer'.

 O Arizal (Arí HaKadosh),  um Hakham Rav Sefardita que seve de BASE para muitos não sefarditas do nosso povo,  costumava dizer que a maioria das pessoas come peixe nas três 'seudot' (refeições) do Chabbat.  A palavra 'dag' (peixe) tem um valor numérico de 7, que corresponde ao sétimo dia da semana.  É melhor comer peixe do que carne, pois não precisa de 'chehita' (abate ritual de um animal).  Pelo contrário, a carne e o frango exigem isso, pois vêm da terra e precisam de chehita, como tikun (reparação) de sua alma.  O peixe, vindo da água, não precisa disso.  Lembremos que este não adoece, não precisa de veterinário e nunca morre.  É também um 'segulá' (correção de uma intenção) contra o mau-olhado, pois seu habitat é a água, meio que não é afetado por ela.

 O tikun de um homem, é realizado, através do estudo da Torá com ação e do cumprimento das Mitzvot (preceitos).

 A oração do Chabbat é muito especial, é um pouco mais curta, para dar mais prazer.  É o melhor dia da semana, porque nele tudo é dobrado.  Ao 'lembrar' e 'manter', HaEL concede um presente duplo.  São dois pães, (se não for possível ter dois, pode-se fazer com apenas um), são duas velas.  Cada pessoa tem 'Nechamá Yeterá' (alma extra) e o alimento para a alma é o estudo da Torá.

 Os Mekubalim (Cabalistas) explicam que o estudo de uma hora de Torá no Chabat equivale a 1000 horas de Torá por semana e uma hora de Cabala (Zohar) equivale a 18.000 horas de Cabala por semana.

 "E guardareis o sábado, porque é santo para vós; quem o profanar certamente será morto, porque qualquer que nele fizer alguma obra, essa alma será separada do seu povo."  Chemot 31:14

 Quem não guarda o Chabbat morrerá.  O Chabbat é uma bênção para tudo, para economia, saúde, bem-estar, vida longa, etc.

 Os hakhamin explicam que HaEL destruiu Jerusalém e o Templo, porque eles não guardaram o Chabbat.  Eles fizeram 'hillul HaChem' (profanação do Nome de D-us).  Antes da destruição, Ele enviou Seu profeta Jeremias para dizer-lhes que cumprissem esse preceito, mas eles não quiseram fazer isso.  Eles mandaram Jeremias para a prisão.  Ele costumava dar-lhes 'musar' (disciplina moral).  Ao sair da prisão, HaEL comandou o Império Romano, chefiado pelo Imperador Tito, para destruir Yeruchalayim e Seu Templo.

 Existem 39 'melachot' (trabalhos) que não podem ser feitos.  No Chabbat.  Esta palavra em hebraico tem as mesmas letras da palavra 'malakh' que significa anjo (mensageiro).  HaEL envia Seus mensageiros para lembrar que este dia é Chabbat, que em seis dias ele criou e descansou no sétimo.

 Esses 39 trabalhos foram os que foram feitos para a construção do Michikan (Tenda do Encontro), que não pode ser feito no Chabbat.  Assim como a Chehiná (Presença Divina) repousava no Michikan, a presença de HaEL desce no Chabbat para conceder mais energia e santidade espiritual.  Chabbat é alegria.  Nesse dia você não pensa em problemas, simplesmente curte com sua família, canta, estuda, compartilha, come.  Portanto, é costume dizer: 'Chabbat Chalom'.

 A palavra 'Chalom' significa 'completo, perfeito'.  Nesse dia não há 'guerra', corpo e alma são um.  Chalom, é um dos Nomes de D-us.  E o Chabbat Chalom nos lembra que a Chehinah desce à terra.

 Este próximo Chabat é chamado 'Chabat HaGadol', é muito importante e é anterior à Festa Pesa´h.  Neste, ainda é permitido comer hametz (fermento).

 Que possamos fazer muita tefilá neste dia contra todo tipo de mal, lendo o Ketoret, Salmo 91, Ana Becoakh e lendo 'Chir HaChirim' (Cântico dos Cânticos), para obter proteção e vida longa.

 Continue se preparando para o Pessa´h ( tradução vulgar : Páscoa )

 Amén Ken Yehi Ratson.


 Aguarde mais segredos do Pessa´h…

 VINHO KIDDUSH

 Parte 1
 (Dizemos em voz baixa: Va-ye-hi erev, va-ye-hi voker.) Yom Ha-shishi.  Va-ye-julu hasha-maim ve-ha-aretz ve-kole tze-va-am.  Va-ijal Elo--him ba-iom hashe-vií milaj-to asher asa.  Va-ish-bos ba-iom hashe-vií mi-kol melaj-to asher asa.  Va-ivarej Elo - ele é iom hashe-vii va-i-kadesh oto.  Ki vo shava mi-kol melakh-to asher bara Elo--him la-a-sot.
 (Dizemos em voz baixa: E houve crepúsculo e madrugada) O sexto dia.  Assim o céu e a terra foram terminados, e todos os seus exércitos.  No sétimo dia Deus terminou Sua obra que havia feito, e Ele se absteve no sétimo dia de toda Sua obra que Ele tinha feito.  Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele se absteve de toda a obra que Deus criou para fazer.
 Parte 2

 Savri maranan ve-rabanan ve-rabosai: Baruch ata Ado--nay, Eloh--einu melekh ha-olam, bore peri ha-guefen.  (Os outros respondem: "Amén").
 Com sua permissão, meus professores, rabinos e senhores: Bendito sejas Tu, HAEL, nosso Deus, Rei do universo, que cria o fruto da videira.  (Os outros respondem: "Amén").
 Parte 3

 Baruch ata Ado--nay, Elo--heinu melekh ha-Olam, aher kidsh-anu be-mitz-vosav ve-ratza vanu, ve-Shabat kod-sho be-ahava vee-ratzon hin-ji-lanu, zikaron lema -aseh ve-raeshis.  Ki hu iom te-jila le-mikra-ey kodesh, ze-jer li-tzi-as mitz-raim.  Ki vanu vajar-ta ve-osanu kidash-ta mikol ha-amim.  Ve-shabbos kod-shecha be-ahava uve-ratzon hinjal-tanu.  Baruch ata Ado--nay, me-kadesh ha-Chabbat.  ("Amén").
 Bendito sejas Tu, HASHEM, nosso Deus, Rei do universo, que nos santificou com Seus preceitos, nos favoreceu e com amor e favor nos legou Seu santo Chabbat, uma lembrança da criação.  Pois aquele dia é o prólogo das sagradas convocações, uma memória do Êxodo do Egito, e você nos escolheu e nos santificou dentre todas as nações.  E Seu santo Chabbat com amor e favor que você nos legou.  Bendito sejas Tu, HASHEM, que santifica o Chabbat.  (Todos os presentes respondem: Amém).


 TRABALHO PROIBIDO NO CHABBAT

 * plantar
 * arado
 * colheita
 * feixes de amarração
 * trilha
 * joeira
 * selecione
 * moer
 *peneirar
 * amassar
 * assar
 * cortar lã
 * lavar lã
 * lã batida
 * pintar lã
 * fiar lã
 * tecer
 * faça duas voltas
 * juntar dois fios
 * separar dois tópicos
 * atar
 * desamarrar
 * costurar
 * quebrar
 * pegar um animal
 * matar um animal
 * esfolar um animal
 * peles bronzeadas
 * raspar as peles
 * marcar peles
 * peles de molde
 * escreva duas ou mais letras
 * excluir duas ou mais letras
 * construir
 * demolir
 * apagar fogo
 * queimar
 * toque um instrumento musical
 * terminar a preparação de um novo utensílio
 * transportar um objeto de áreas públicas para áreas privadas e vice-versa, ou carregá-lo 4 côvados ou mais em uma área pública.
 * lavar as roupas

 

 


 

No comments:

Post a Comment

Donation / Donation / Sedaka / צדקה