: transliteration

Friday 17 March 2023

PERACHA VAYAKHEL - PEKUDE E CHABBAT HAHODECHI

 

PERACHA VAYAKHEL - PEKUDE E CHABBAT HAHODECHI
Chemot 35:1-38:20;  38:21-40:38
Aftarah Vayakhel 1 Melakhim (Reis) 7:13-26
Aftarah Pekudei 1 Melakhim 7:51-8:21

Pelo Kabalista Rabino Dayan David Amar 
Bet Midrachi Peer Yosef Rio de Janeiro Brasil.

 “E Moisés reuniu toda a congregação dos filhos de Israel e disse-lhes: Estas são as coisas que o Eterno ordenou que se fizessem: seis dias de trabalho se fará, mas o sétimo dia será santo para vocês, um sábado de descanso em honra do Eterno; todo aquele que nela fizer alguma obra será morto. Não acendereis fogo em todas as vossas habitações no dia de sábado”.

 Quando Mosheh desceu do Monte Sinai pela terceira vez do céu, ele era como um anjo, pois tinha muita luz e energia de HaShem.  Ele desceu em 11 de Tishrei (sétimo mês hebraico), um dia depois de Yom Kippur (Dia da Expiação).

 Em ocasiões anteriores, quando ele havia convocado o povo, estavam entre eles, os 'erev rav' (multidão mista), que saíram junto com o povo de Israel e foram os que causaram a transgressão do bezerro de ouro.  Nesta ocasião a convocação foi apenas para os Benei Israel.  Ele reuniu homens e mulheres para doar itens para a construção do Mishkan (Tenda do Encontro).

 Entre os itens doados está o espelho.  Quando o Povo de Israel estava no Egito e o cansaço dos homens adiava o encontro sexual com suas esposas, eles faziam uso do espelho para atrair novamente suas parceiras, a fim de cumprir a mitsvá (mandamento) de 'Crescer e multiplicar' '.  Através dos espelhos, elas perceberam que eram lindas e que poderiam seduzir seus maridos para gerar filhos.

 "E ele fez a pia de cobre, com sua base de cobre, fazendo-a com os espelhos das mulheres que se reuniam na entrada da tenda de partilha."
 "Vaya'as et-hakiyor nechoshet ve'et kano nechoshet bemar'ot hatsove'ot asher tsave'u petah Ohel Mo'ed."  38:8

 Este pequeno elemento serviu para cumprir a mitsvá da procriação.

 A primeira mitsvá da qual Mosheh fala é a observância do Shabat.  É o mais importante, tanto que o Mishkan não pôde ser construído naquele dia.

 No Shabat, era costume fazer sacrifícios.  Até mesmo a cerimônia do Brit Milah (Circuncisão) pode acontecer no sábado.  Também pode ser feito no Yom Kippur.  Uma entrega pode ser assistida naquele dia, se for o caso.  É importante saber que no caso de uma doença com risco de vida (Pikúaj Nefesh), o preceito de guardar o Shabat pode ser violado.  Quando houver dúvida sobre se é uma emergência ou não, a prioridade será dada à vida.  HaShem ordena o preceito para proteger a vida e a saúde.

 Os hachamin (sábios) explicam que o preceito de guardar o Shabat é contra a idolatria.  Algum tempo atrás, o principal líder da Igreja Católica chegou a dizer que o Shabat tinha que ser guardado.

 O cumprimento desse preceito vai contra qualquer problema mundial.

 Quando HaShem fala sobre o Shabat, ele o faz dizendo 'Shabat Shabaton', o que implica a santidade deste dia.  'Yom Tov' é o termo usado para os outros feriados judaicos, onde é permitido acender o fogo e cozinhar.  Apenas Yom Kippur é chamado de Shabat Shabaton, por causa de sua santidade.

 "E Moisés reuniu toda a congregação dos filhos de Israel e disse-lhes: Estas são as coisas que o Eterno mandou fazer:
 Vayakhel Moshe et-kol-adat beney-Yisra'el vayomer alehem eleh hadevarim asher-tsivah Adonay la'asot otam." 35:1

 Neste pasuk (verso) é dita a palavra 'Eleh', que se refere à palavra 'Estas ou Isto'.  Ao fazer o bezerro de ouro, o Benei Yisrael usou esta mesma palavra apontando para o bezerro, portanto, neste caso, é repetida para eliminar a referida transgressão.  HaShem ordenou que lidasse com esta falha grave.

 A primeira mitsvá do Shabat é não acender fogo, como é feito em um dia normal.

 O Zohar (Livro do Esplendor. Texto principal da Cabala) explica que no Shabat não há fogo no gehinom (lugar de purificação).

 Os jajamin explicam que o 'majloket' (controvérsia, discussão) é semelhante ao fogo.  Quando há majloket não há Shabat.

 A palavra 'Vayakhel', refere-se a 'Reunião'.  Mosheh quer que todos fiquem juntos, como fizeram ao receber a Torá no Monte Sinai.  Na transgressão do bezerro de ouro, houve muito majloket, muita divisão.

 Durante a semana, cada pessoa tem obrigações e atividades separadas, mas no Shabat há união entre os membros da família.

 O Zohar afirma que o melhor dia para o estudo da Torá é o Shabat, pois há dupla alma, dupla luz de velas, dupla quantidade de comida, tanto para a alma quanto para o corpo.  Afirma ainda que uma hora de estudo da Torá no Shabat é equivalente a 1000 horas de estudo por semana e uma hora de estudo do Zohar (Cabala) no Shabat é equivalente a 18.000 horas de estudo da Cabala por semana.

 “Tomai de vós mesmos uma oferta separada para o Eterno; todo doador de coração trará a oferta separada para o Eterno: ouro, prata e cobre, e tecidos de tecido azul-celeste, púrpura e lã carmesim, e linho, e pelos de cabra; e peles de carneiros tingidos de vermelho, e peles de tachash, e madeira de acácia; e óleo para a luz, e especiarias para o óleo da unção e para o incenso misturado com especiarias; e pedras de ônix e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral".  35:5-9

 As doações para a construção do Mishkan não podem ser produto de uma atividade imprópria ou negativa, como furto, devem provir de atividades lícitas e puras.  Eles também terão que ser doados de coração.

 Para sua construção foram escolhidos Bezalel e Oholiav, que foram designados pelo Eterno e guiados pela assistência do Ruach HaKodesh (Espírito de Santidade), por meio do qual puderam conhecer as intenções de cada pessoa ao fazer suas oferendas.  Eles sabiam qual era sua motivação e de acordo com isso, sua oferta era destinada a este ou aquele lugar no Mishkan.  Esta dupla de homens foi imbuída da sabedoria do Eterno para realizar esta grande tarefa.

 O elemento mais importante nesta construção foi o azeite (shemen), símbolo da sabedoria da Torá, sem o qual não poderia ter sido feito, pois é necessário para produzir luz.

 O óleo é um símbolo do Povo de Israel, pois é impossível misturar este elemento com outro líquido, com o qual, pode-se afirmar que o Povo de Israel está separado das demais nações do mundo.

 O primeiro elemento construído foi a Arca da Aliança (Aron HaKodesh), e foi feita por todos os Benei Israel.  Eles continham os 'lujot' (mesas).  O Aron é um símbolo da Torá, que se dirige a todo o povo judeu.

 O Talmud (Torá Oral) explica que quando um gentio (não do povo judeu) estuda a Torá, ele é considerado um 'Cohen Gadol' (Sumo Sacerdote).

 "A mesa e seus varais e todos os seus utensílios, e os pães da proposição."  35:13

 A mesa tem muita santidade, que deve ser considerada como tal.  É o local onde são ditas as berachot (bênçãos) antes e depois das refeições.  É considerado um altar.  Você também não pode comer pelado.

 Os hachamin explicam que na época do Templo em Yerushalayim, os sacrifícios feitos no altar removiam as transgressões.  Hoje, ao recitar o berachot, você estará fazendo o mesmo.

 "E homens e mulheres vieram assim, todos doadores de corações, e trouxeram pulseiras e brincos e anéis e cintos de castidade e todos os objetos de ouro; e também todo homem que separou, por meio do rito tenufah, uma oferenda de ouro para o Eterno. E toda pessoa em cuja posse foram encontrados tecidos de lã azul, púrpura e carmesim, e linho, e pelo de cabra, e peles de carneiro tingidas de vermelho, e peles de tachash, trouxeram-nos. Todos os que quiseram apresentar uma prata oferta e cobre, trouxeram a oferta para o Eterno. E todo homem em cuja posse se achou madeira de acácia para toda a obra do serviço, trouxe-a. E toda mulher de coração sábio fiava com as mãos e trazia o que havia fiado , o tecido de lã azul celeste e púrpura e carmesim e linho".  35:22-25

 As mulheres doaram suas joias para a construção do Mishkan, com o qual HaShem as recompensou dando-lhes o Rosh Chodesh (Cabeça do Mês), no qual elas não trabalham muito e têm maior alegria.  HaShem sempre paga pelas ações que um indivíduo realiza, sejam elas boas ou más.

 "Todo homem e mulher dos filhos de Israel cujo coração os moveu a trazer (oferta para toda a obra que o Eterno ordenou que fosse feita por meio de Moisés, trouxe uma oferta ao Eterno. E Moisés disse aos filhos de Israel: Vejam que o Eterno chamou pelo nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o encheu do espírito de Deus sobre sabedoria e entendimento e ciência, e para todas as obras; e inventar criações e ensinar eles para artesãos para trabalhar em ouro e prata e cobre, e para cortar pedras para engastes, e para esculpir madeira, para trabalhar em todos os tipos de trabalhos engenhosos. , a quem Ele encheu de sabedoria de coração para fazer todo tipo de trabalho de mestres, artistas e bordadores em tecido de lã azul-celeste e púrpura, e carmesim, e linho, e linho, e os fez em  adoradores de todas as obras para fazer desenhos têxteis".  35:29-35

 HaShem concedeu Sua Ruach HaKodesh para realizar a construção do Mishkan tanto para Bezalel quanto para Oholiav, com o qual conheceriam as motivações daqueles que doaram.

 "E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz mais do que o necessário para o serviço da obra que o Eterno mandou fazer. E Moisés deu ordem e espalharam voz pelo acampamento, dizendo: "Nem homem nem mulher prepara mais material para as oferendas do Santuário"; de modo que o povo deixou de trazer mais, pois já havia material suficiente para fazer todo o trabalho, e ainda sobrava".  36:5-7

 Mosheh deixou o povo de Israel saber que eles não precisavam de mais ofertas.  Com as doações que foram feitas, HaShem removeu a transgressão do pecado do bezerro de ouro.  As oferendas eram feitas com alegria.  O que sobrou foi posteriormente destinado à construção do Templo de Yerushalayim.

 SHABAT HACHODESH

 Este próximo Shabat é chamado Shabat HaChodesh.  É o último dia do mês de Adar.  Uma porção da parashah Bo (Shemot 10:1-13:16) é lida, onde fala do primeiro mês do ano que a Torá decreta, que é o mês de Nisan.  Recorde-se que neste mês os Benei Yisrael deixaram o Egito.  Antes deste evento, não havia nenhuma cidade formada como tal.  Mas o objetivo ao sair da escravidão era:

 * Receba a Torá
 * Entre na eretz (terra) de Israel para servir a HaEL.  Não apenas para se alimentar de seus frutos e viver naquele lugar.

 O Rochi Hodechi de Nisan (início do mês) começa na quarta-feira, 22 de março, ao anoitecer e na quinta-feira, 23 de março, durante todo o dia.  É o Rosh Hashaná (início do ano) que a Torá decreta.

 É preciso se preparar para a Festa Pesaj, que acontece no dia 14 de Nisan.  Nessa festa, muitas 'halachot' (leis) são levadas em consideração.  A principal delas é a eliminação do fermento (Hametz), símbolo do pecado.

 O chajamin explica que antes de Mashiah chegar, HaShem fará muita 'limpeza' de coisas negativas.  Gam Zule Tová (tudo é para o bem).

 Lembremos que na Mezuzá da casa, há a palavra 'Shadai' שדי, que é um dos Nomes de Di-s.  Um de seus significados é 'HaShem Shomer Israel' ('D'us guarda o portão de Israel').  A Mezuzá move a morte.  Quando há Mezuzá, há vida e saúde.  Protege contra pragas.  Além disso, é necessário ler o Ketoret todos os dias, depois o Salmo 91 e depois Ana Becoaj, para obter muita proteção.

 Pelos méritos da Torá e do Chabbat, HaEL envie logo Machia´h Ben David, e nos dê muita saúde, vida e alegria.

 Amén Ken Yehi Ratson.




No comments:

Post a Comment

Donation / Donation / Sedaka / צדקה